terça-feira, 19 de junho de 2012

Steampunk, você sabe o que é?????


           Já faz tempo que quero escrever sobre Steampunk
sou da Loja Paraná há dois anos e nunca escrevi sobre isso.

Bom, vamos do começo. Steampunk nasceu na Europa, onde entusiastas da Era Vitoriana juntaram as ideias dos livros de Júlio Verne com os ideais daquela época. E assim nasceu o retro futurismo, baseando-se na estética vitoriana e nas maquinas a vapor.     


Foto: Irineu Klosowski

Em um cosplay normal apenas copiaríamos a roupa e os trejeitos do personagem escolhidos. No steampunk é um pouco diferente nós escolhemos o nosso personagem que pode ser uma versão de um filme (as da foto por exemplo caça-fantasmas) ou mesmo um personagem criado, como o meu. O cosplay de steampunk é um steamplay.


Podemos usar em nossos “steamplays” uma infinidade de acessórios vitorianos. Para as mulheres os espartilhos são quase uma obrigação. Eu particularmente não gosto mais sempre consigo achar outros acessórios que suprem essa necessidade. Outras meninas não se incomodam, diga-se de passagem, ficam muito bonitas.







Outro acessório essencial são os goggles (óculos de proteção) cheios de engenhocas ou simplesmente enfeitados.



Nós da loja Paraná fazemos oficinas para confeccionarmos essas peças. Os goggles, fazemos de óculos de solda.



Não existe uma obrigação nisso tudo. Eu mesma tenho steamplay que a roupa é bem masculina, junto spats (perneiras) colete de couro justo e blusa de renda. E também alguns dieselplays que seriam a evolução do steampunk (na verdade pode ser de uma realidade paralela ou simplesmente uma linha temporal que evolui para o dieselpunk).

                                   foto: Giovani Zilke

Foto: Tita Blister
O ideal é que você monte seu personagem antes de confeccionar roupas para o seu steamplay. Assim você terá um foco e ficara mais fácil para procurar objetos para o personagem. Por exemplo: minha personagem é Miss MacCarthy; ela franco-inglesa e caçadora de recompensas a grosso modo. Sofreu um acidente com seu pai em uma caçada na África e se tornou lobisomem. O que importa pra ela é o dinheiro e o poder.





Foto: Tita Blister
Então com essas informações na mão eu fui atrás do meu steamplay, em uma das oficinas levei a historia e pedi para algumas pessoas lerem. Todos deram ideias e usei quase todas. Hoje tenho acessório que chamo de fixos, minha arma (uma colt igual do supernatural que nosso armeiro confeccionou o cabo e eu “steampunkzei”), meu coldre que eu fiz de resina e é um “crânio de lobisomem” e minha pele de chinchila que achei em um brechó aqui em Curitiba.





Não existe um limite para as produções, já que estamos numa realidade paralela podemos pensar em qualquer coisa. A inspiração pode vir da literatura ou de filmes, tanto de ficção cientifica quanto de fantasia.

Quer saber mais um pouquinho?


Então por enquanto é isso sobre Steampunk um resumo básico, logo farei mais coisas como tutoriais de maquiagem montagem de roupas e acessórios...



Fogo na caldeira e asas na imaginação....

Um comentário: